Perguntas frequentes sobre a jaqueta-airbag:

O que é a jaqueta-airbag e como funciona?

O sistema de airbag integrada na jaqueta abriu uma nova dimensão para a segurança dos motoqueiros, a que pertence a uma corda de activação e um cartucho recheado com materiais de ar comprimido. Na hora de sentar no veículo precisa se anexar com a corda flexível para a armação da moto. A outra parte da corda se conecta com o sistema de abertura do cartucho recheado com gas CO2 na jaqueta. No caso de acidente ou queda, o corpo do motoqueiro distanciando empurra o cabo fixador, assim abre o cartucho e o sistema de airbag automaticamente se enche em 0,1-0,3 secundos. A jaqueta-airbag reduze bastante os ferimentos que o corpo de cima pode receber, protegendo assim efectivamente as órgões vitáis do motoqueiro, a coluna, o pescoço, as costelas, a clavícula e o cóccix .

Qual parte do corpo pode ser protegido pela jaqueta-airbag?

Dependendo da formação, geralmente são protegidos as orgões vitais do corpo de cima, como a coluna, o pescoço, as costelas, a clavícula, a nuca, o cóccix e a bacia etc.

Com esse equipamento eu estou 100% seguro?

Não. Como todo equipamento de segurança, nossos equipamentos protegem e reduzem riscos, mas nunca dão garantia de segurança total. Se for utilizado corretamente e conservado de maneira adequada, o equipamento Air Bag oferece um risco reduzido de fraturas em caso de acidentes.

Os cartuchos são recarregáveis?

O cartucho CO2 pode ser usada somente uma vez, por isso, depois do uso tem que ser trocado.

A jaqueta-airbag pode ser usado novamente depois da activação?

Naturalmente a jaqueta-airbag aguenta mais de um enchimento o que significa, que depois da activação é somente necessário a compra de um novo cartucho CO2. O preço do cartucho é econômico (10-20 EUR), a troca dele é simples, pode ser feito em 2-3 minutos.

A corda da activação não atrapalha durante o pilotamento de moto / equitação?

A corda se conecta para a moto/sela num jeito que não atrapalha o movimento natural do motoqueiro alias do cavaleiro.

Se um piloto esquecer-se de desconectar o cabo de segurança e desmontar da moto, a jaqueta/colete airbag pode ser ativada?

Sim, porém, uma força de tração de 30kg é necessária para liberar o Keyball e ativar o airbag. Normalmente, quando isso ocorre, o condutor sente um forte puxão, que faz lembra-lo de desconectar o cabo de segurança, se for uma motocicleta pequena ou uma scooter ela poderá cair se o piloto esquecer-se de desconectar o cabo de segurança e desmontar da moto, portanto sempre desconecte o cabo de segurança antes de desmontar da moto.

Quem inventou a jaqueta-airbag?

A jaqueta airbag para motoqueiros (cavalheiros) é uma invenção hungara já existentes há muito, cuja inventor é Tamás Straub. O anunciamento oficial ocorreu em 1976 , aberto para o público foi em 1977. Vocé pode verificar a documentação original do anunciamento da invenção aqui. Um cópia do original pode ser requerido qualquer hora no Escritório Hungaro de Patente.

Antigamente nos podiamos ouvir que a jaqueta-airbag é originada do Extremo Oriente. Quem é o inventor na verdade?

Pelo anunciamento e descrição do patente através do Tamás Straub para o Escritório Hungaro de Patente é possível determinar certamente, que nos dias de hoje a jaqueta-airbag já fabricada e usada em grande quantidade funciona através destes específicos. Por isto, depois de duas decadas, a "invenção" anunciada que ganhou patente, o que é atribuído ao um chamado de senhor K.T. , practicamente é um plágio, roubo de invenção. O Escritório Japones de Patente e depois o escritório de patente de vários outros países cometeram um grande erro, quando aceitaram sem a profunda pesquisa de novidades (prior art search) o anunciamento deste senhor japonés.


Tamás Straub (2016), inventor da jaqueta airbag

Todas as informações neste site usado livremente por qualquer um, mas a citação da fonte é necessário - (www.airbagjacket.eu)
(All of information on this site used freely by anyone, but the source citation is needed.)
Resolução de tela recomendada: 1024 x 768 píxels ou superior.